Tamanho da Fonte +

História

Idemitsu - Fundada em 1911 por Sazo Idemitsu
 
Sazo Idemitsu fundou a empresa em 20 de Junho de 1911, dando seus primeiros passos no segmento de petróleo como distribuidor de lubrificantes no porto de comércio de Moji, província de Fukuoka, Japão.
 
Naquela época, Fukuoka era responsável por mais de 70% da produção de carvão no Japão, mas Sazo Idemitsu viu a possibilidade e as vantagens de substituir o uso do carvão pelo do petróleo. 
 
Em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial, várias empresas passaram por crises, com a Idemitsu não foi diferente. Mas, enquanto as outras empresas realizavam cortes em sua força de trabalho, a Idemitsu adotou e implementou uma política que manteve a sua equipe completa, sem nenhuma demissão.
 
Assim, logo que o mercado de distribuição do petróleo se recuperou, a Idemitsu que estava mais estruturada que as demais empresas, ganhou participação de mercado através de novos negócios. Desta forma, a Idemitsu pôde expandir sua área de atuação, abrindo mais de 50 pontos de venda em grandes cidades do Japão, tornando-se naquela época, líder no mercado nesse segmento. Em 1953, a Idemitsu enviou seus primeiros representantes ao Oriente Médio, para negociar com os maiores produtores de petróleo no mundo, garantindo uma maior participação no cenário mundial.
 
A Idemitsu cresceu tanto que passou a produzir seus próprios navios para transportar os produtos. Os primeiros, suportavam o limite de 66 mil toneladas, mas logo foram aprimorados para a capacidade de 85 mil toneladas. Mas o melhor ainda estava por vir: a terceira geração dos navios da Idemitsu foi desenvolvida para transportar 139 mil toneladas, tornando-se assim, na época, os maiores petroleiros do mundo. E em dezembro de 1966, foi construído o Idemitsu Maru, petroleiro com capacidade para 209 mil toneladas. Todos esses avanços foram fundamentais para que começassem a ser construídas as 4 refinarias que a Idemitsu possui hoje em dia, das quais duas são petroquímicas: a de Chiba e a de Tokuyama.
 
A Idemitsu, através de todos esses feitos e conquistas, é considerada uma das maiores, mais importantes e mais respeitadas empresa do ramo petroleiro no mundo, produzindo óleos lubrificantes de altíssima qualidade, para as principais fabricantes de veículos automotivos e equipamentos industriais.

 

Voltar ao Topo